quinta-feira, 27 de maio de 2010

Sistema inspirado em "peixes" evita colisões
Sistema desenvolvido a partir do estudo da movimentação de cardumes evita colisões
Por Vitor Matsubara | 17/03/2010



A Nissan foi buscar no fundo do mar inspiração para criar uma tecnologia inteligente capaz de fazer os automóveis se deslocarem no trânsito a salvo de colisões. O modelo é o sistema que os peixes utilizam quando nadam agrupados em cardumes.

Intrigada com o fato de os peixes não se tocarem, quando se movem em grupos, a Nissan estudou o comportamento deles e descobriu que esses animais conseguem evitar choques uns com os outros graças a um órgão sensorial capaz de detectar a presença dos vizinhos. Esse órgão, conhecido como linha lateral, permite aos peixes guardar distância segura dos demais e mudar a direção do movimento quando necessário. O sistema da Nissan, batizado de Eporo, utiliza como referência três princípios que determinam o agrupamento dos peixes: a aproximação entre eles, a capacidade de se locomoverem sem se tocar e a mudança de trajetória diante de algum obstáculo. Seu funcionamento foi demonstrado recentemente pela Nissan. O Eporo foi aplicado em um grupo de robôs dotados de um sistema de comunicação sem fio que permite a troca de informações referentes à localização de cada um deles.

Segundo a Nissan, o Eporo é o primeiro robô que pode viajar em grupo e compartilhar informações entre seus similares. A expectativa da fábrica é que a tecnologia possa ser aplicada em seus automóveis dentro de pouco tempo.

Hora do rush

Assim como os peixes, os robôs se movimentam em grupo sem causar acidentes. Os robôs podem se locomover próximos uns dos outros em três tipos de formação: agrupados lado a lado como num cardume, posicionados em fila para trafegar em vias estreitas e dispersados para desviarem de um obstáculo. A distância lateral entre os robôs é avaliada por um aparelho emissor/sensor de raio laser que mede a distância por meio da reflexão. A posição é detectada por um sistema de radiofrequência de curta distância, que encontra os objetos que se avizinham medindo o tempo gasto para que os pulsos das ondas sejam refletidos para cada Eporo.

http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/filho-peixe-224095_p.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário