terça-feira, 25 de maio de 2010

O que são as ampolas de Lorenzi?

São pequenos poros especialmente ao redor do focinho de alguns animais marinhos. Estes receptores são sensíveis à temperatura, salinidade e pressão da água, com uma especial capacidade para detectar campos eléctricos muito sutis, gerados por outros animais. Podem, deste modo, detectar o batimento cardíaco de um peixe que esteja enterrado na areia, a alguns metros de distância




A importância dos orgãos sensores!!!

Localizar comida é importante para qualquer animal. E para isso, eles usam células sensoriais, dispostas em linhas laterais nos seus flancos, para detectarem ondas de pressão provocadas por outras criaturas que passem por perto. A maioria dos tubarões consegue perceber várias quantidades de substâncias presentes na água a mais de 500 metros de distância da sua origem. Alguns orgãos de sentido são muito importantes e por isso não podemos deixar de cita-los:

VISÃO- A visão é outro processo importante para localizar presas. O olho de um tubarão é normalmente dez vezes mais sensível à luz do que o olho humano, pois possuem estruturas no olhos, bastonetes, que captam mais a luz, dai a capacidade de enxergar em lugares com pouca luz. Eles também conseguem distinguir cores, e algumas espécies demonstraram ser atraídas por objetos metálicos brilhantes.

OLFATO- Por ser um orgão extremamente sensivel os orgãos nazais, normalmente localizados nos lados do focinho, captam até os mais diluídos resquícios de comida na corrente de água, conseguem até determinar se é o orifício nasal esquerdo ou direito que capta a mais concentrada dose da substância, orientando o tubarão em sua direção com uma precisão impressionante.

AUDIÇÃO- Possuem grande sensibilidade às vibrações. O seu ouvido interno, responsável pelo equilíbrio e detecção das vibrações de baixa frequência, situa-se postero-superiormente ao olho. Possui canais semicirculares e detecta vibrações a longas distâncias, como 250 a 600 m. Esta sensibilidade às vibrações, são os primeiros mecanismos utilizados na detecção de potencial alimentação.Os tubarões são extremamente sensíveis aos campos magnéticos podendo detectar pequenos campos magnéticos emitidos por outros peixes nas proximidades, auxiliando-os na busca de comida.

AMPOLAS DE LORENZI- São pequenos poros receptivos, denominados ampolas de Lorenzini,que são sensíveis à temperatura, salinidade e pressão da água, com capacidade para detectar campos eléctricos muito subtis. Podem detectar o batimento cardíaco de um peixe que esteja enterrado na areia, a alguns metros de distância. Essa capacidade, além de facilitar a caça às suas presas, possibilita-lhes a navegação em mar aberto durante as grandes migrações, guiando-se através do campo electromagnético da Terra.

Saiba mais em: http://www.colegioweb.com.br/biologia/orgaos-dos-sentidos-dos-tubaroes






Os peixes estão sentindo as mudanças climáticas!

Segundo oceanógrafos australianos da Australian Commonwealth Scientific and Research Organization (CSIRO) divulgaram que devido as mudanças climaticas, os peixes de àguas quentes estão crescendo de uma forma acelerada enquanto que com os peixes de àguas profundas está acontecendo de forma contrária. Para isso foram analisados 555 peixes da Ilha Maria, Australia.O stress causado pela exploração marítima aumenta a sensibilidade dos peixes face aos problemas ambientais, frisa o oceanógrafo, em declarações à mesma fonte.

Para saber mais sobre esse assunto basta buscar no site: http://www.csiro.au/ .




Pexes Eletroreceptores!

A maioria dos peixes elétricos vivem em águas turvas e devido a isso possuem uma visibilidade precária. Por não necessitarem muito dos olhos, estes são poucos desenvolvidos e por causa disso o seu sentido eletrico permite a exploração do meio quando a visão é inadequada. Sua vantagem e não depender do ciclo diurno-noturno, porém possuem um alcence muito limitado. Seus fluxos continuos de pulsos podem chegar a 300 a 400 pulsos por segundo.

Saiba mais em: http://alunoca.io.usp.br/~drvieira/disciplinas/iob126/seminario4.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário